Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Petição

Historial
O Teatro Rosa Damasceno localiza-se na freguesia de Marvila, no Centro Histórico de Santarém, Portugal.

Desaparecida, a construção original (de um eclectismo análogo ao Teatro Ginásio de Lisboa) segundo traço do arquitecto José Luís Monteiro realizou-se entre 1870 e 1876. O teatro foi baptizado em honra de Rosa Damasceno, actriz que fazia furor nos palcos lisboetas da época.


Com o evoluir da técnica cinematográfica e do advento do som, o imóvel sofre uma profunda remodelação em 1937, com projecto Art Deco do arquitecto Amílcar Pinto Correia, sobre as ruínas do antigo teatro da cidade por iniciativa do Clube de Santarém ficando com Capacidade para 1400 espectadores. Nos anos 90 deixou definitivamente de funcionar.


O edifício foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 2002, e em 2004 o edifício foi cedido pelo Clube de Santarém a um empreiteiro em troca por lotes de terreno no concelho vizinho de Almeirim.


Na madrugada de 10 de Março de 2007 o edifício ardeu totalmente só ficando as paredes da fachada e alguns anexos.



O futuro deste importante espaço pode depender da sua assinatura, esta petição pode marcar a diferença entre a devolução e preservação deste espaço a Santarém ou um futuro incerto nas mãos de privados.



Assine e divulgue em


OBRIGADO!
Algumas fotos do Teatro Rosa Damasceno após o incêncio




1 comentário:

José Raimundo Noras disse...

Caro Jorge Durões, chamo-me José Miguel Raimundo Noras e estou neste momento a fazer um tese de mestrado sobre o Arq. Amílcar Pinto.
Apraz-me ver o interesse com que aqui divulga o actual, e lamentavél, estado de coisas relacionado com o Teatro Rosa-Damasceno. De facto, já algum tempo eu próprio escrevi na imprensa local denunciando o satu quo ante do incêdio, e as dificuldades que tem vindo a ser colocadas à minha investigação por parte dos actuais proprietários do espaço.
Dado o ser interesse neste monumento gostaria de lhe solicitar quaisquer informações que tenha a bondade de me disponibilizar sobre o edíficio, bem como sobre o seu Arq. Amílcar Pinto. Ao qual chama Amílcar Pinto Correia, este último apelido ainda não me surgiu em nenhuma fonte (exceptuando a Wikipédia), onde o encontrou?
Desde já grato pelo tempo e atenção despendidas, solidário com a causa do Rosa Damasceno, despeço-me com um grande Bem-haja.

José R. Noras